O inconsciente e os sonhos, por Alexia Ciocci


     Quando adormecemos, para onde vamos? A pergunta que dá título ao álbum de estreia de Billie Eilish introduz o ouvinte a um mundo de personagens, histórias e aventuras desbloqueadas quando a mente viaja pela terra dos sonhos. Billie Eilish é uma cantora mundialmente famosa por seus hits e álbuns. Os sonhos podem nos dizer e significar muitas coisas em nossas vidas, eles podem significar coisas boas enquanto, os pesadelos, por sua vez, podem significar coisas ruins. Mas nem sempre sonhos são só coisas boas e os pesadelos ruins. A diferença é que durante o pesadelo o sofrimento é maior, mas o sonho “bom” pode revelar algo difícil também.  

     Os sonhos são uma experiência que possui diferentes significados. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Para a psicanálise, sonho é o "espaço para realizar desejos inconscientes reprimidos".

Existem duas fases do sono. A primeira é o sono de ondas lentas, em que a atividade do cérebro é baixa e, por isso, não se formam filmes em nossa mente, apenas pensamentos mais ou menos normais que passam em uma espécie de tela escura, em imagens. Já a segunda fase é de alta atividade e nomeada REM - sigla em inglês para "movimentação rápida dos olhos" (Rapid Eyes Movement). E é durante a fase de REM que os sonhos ocorrem, pelo menos nos adultos.

         Passamos um terço de nossas vidas dormindo. No entanto, somente sonhamos por poucos minutos. Se calcularmos uma média, ao longo de nossa vida sonhamos seis anos inteiros. Durante este processo, o cérebro é quase totalmente ativado, necessitando que o fluxo de sangue seja o dobro do necessário durante a vigília. Apenas uma parte do cérebro para de funcionar enquanto dormimos: o centro lógico. É por isso que os sonhos adquirem, muitas vezes, tons de irrealidade.

     O álbum de Billie Eilish é inspirado pela paralisia do sono e pesadelos, que estão muito ligados com sonhos. De acordo com a artista o disco é basicamente sobre o que acontece quando você dorme. “Para mim, em cada música do álbum tem pesadelos e sonhos lúcidos”, ela conta. Como Billie Eilish fala muito sobre a paralisia do sono e sonhos lúcidos eu vou explicar o que são eles: paralisia do sono é uma condição em que o cérebro desperta enquanto os músculos continuam dormentes. Isso faz com que a pessoa tenha consciência de sua situação e do que se passa ao seu redor, embora não consiga se mexer, muitas vezes pessoas podem ter alucinações durante uma paralisia; já o sonho lúcido é um estado de consciência possível enquanto você está dormindo. Por meio dele, é possível perceber que está no meio de um sonho, mas continuar ali, sem acordar.

        De acordo com a Psicanálise o sonho passou a ser visto como características ou reflexos de nosso inconsciente. Sigmund Freud, criador da Psicanálise trabalhava com a análise dos sonhos quando percebeu pelos sonhos o inconsciente se manifesta. Por meio de análise dos seus pacientes, Freud percebeu o quanto os sonhos são importantes para a psicanálise. Freud em seu livro “A interpretação do sonhos”  afirma que os sonhos são a realização de um desejo. Trata-se de desejos escondidos, desejos que, muitas vezes, não realizamos devido às imposições sociais. 

     Freud dizia que a função dos sonhos era satisfazer nossos desejos, mas muita gente ainda se pergunta “Por que sonhamos?” e “Que papel os sonhos desempenham?”. Mas essa é uma pergunta que ninguém foi capaz de responder de maneira definitiva nem mesmo a ciência. Mas o que muita gente quer saber é o que os sonhos mais comuns significam. A maioria das pessoas provavelmente já sonhou que estavam caindo, dentes caindo ou até ir ao trabalho e escola sem roupas, esse sonhos muitas vezes têm significados, por exemplo, de acordo com a especialista Lauri Lowenberg esse sonho se chama “uma bandeira vermelha de seu subconsciente”. Ela acredita que esse sonho seja comum em pessoas que estão tendo um grande problema na vida com trabalho, relacionamentos ou outra área pessoal. Muitos psicólogos e outros profissionais da área estudam os significados dos sonhos mas não existe ciência exata  para isso então ninguém sabe ao certo o que esses sonhos podem significar e pode variar de pessoa para pessoa. 

       Existem também os “sonhos de angústia” que chamamos de pesadelos e por conta deles acordamos  no meio da noite por conta do medo muito intensos. Os sonhos passam por uma espécie de “alfândega” e é como se o fiscal da alfândega  (a censura onírica) permitisse a passagem ilícita de mercadorias (os desejos inconscientes) para se ver livre de maiores conflitos com contrabandistas que o incomodam todas as noites, desde que essas mercadorias sejam bem disfarçadas como se fossem produtos legais. normalmente temos pesadelos quando o sonho expressa com maior intensidade os desejos que não são admitidos pela consciência do sonhador. Então esses pesadelos são na verdade sonhos que não passaram pela censura onírica, despertando o sonhador por conta do seu “conteúdo” não censurado. 

        Como mencionado acima, de acordo com Freud  sonhos são desejos reprimidos do nosso inconsciente. Os sonhos podem significar coisas diferentes para cada pessoa. Billie Eilish em seu álbum “When we all fall asleep, where do we go?” menciona muito sobre sonhos, pesadelos e paralisia do sono, mas uma música em específico que não faz parte do álbum chamada “everything I wanted” que fala sobre um pesadelo que a cantora teve onde ela pulou da ponte Golden Gate, achando que alguém ia se importar mas no final ninguém se importou, esse pode ser um exemplo de sonho que não passou pela censura onírica causando um medo intenso durante o sonho. 

      A ciência ainda não conseguiu decifrar por que sonhamos ou se os sonhos querem nos dizer alguma coisa; e isso é o que os cientistas e psicanalistas desse ramo tentam descobrir até hoje. 


(imagem: Egor Vikhrev, Unsplash)

Comentários

Postagens mais visitadas