Natureza ou corrupção?, por Theo Ribeiro França
Atualmente, com todo esse enorme problema da pandemia, eu comecei a ver e a reparar no quanto as pessoas, mesmo com todas as mortes e com todos os avisos, continuam com uma ignorância sobre esse tema e fazendo várias ações que prejudicam muito outras pessoas, como a população em risco. Essa análise continuou e aumentou quando eu vi o filme "poço'', principalmente as partes próximas ao final e umas partes no meio dele, onde muitas pessoas ignoraram o fato de ter pessoas embaixo delas que necessitavam de comida e continuavam a comer muito mesmo não necessitando de tudo o que comiam, ou até maltratavam as pessoas que estavam abaixo deles por nenhuma razão lógica. Então eu comecei a ver essa análise e cheguei à seguinte pergunta: As pessoas são maus ou ignorantes por natureza ou se isso ocorreu por causa de uma influência da sociedade? Enquanto eu pensei nessa pergunta, vi que ela parecia muito com o que falava o filósofo Jean-Jacques Rousseau, então estou fazendo esse ensaio filosófico pensando nessa ideia.
Quando eu observo várias coisas no mundo com essa pergunta na cabeça, começo a perceber que na verdade as pessoas nascem boas, e o que as corrompe é a sociedade onde estão. Um grande exemplo disso é no filme “o poço”, que fica evidente essa situação nos personagens, já que todos os personagens não são maus por natureza, e sim porque aquela sociedade e situação exigisse que eles façam aquelas coisas, como por exemplo o primeiro companheiro de quarto do protagonista, que o prendeu e ia o matá-lo porque se não ele passaria fome, ou até mesmo o protagonista, que acabou ferindo pessoas por causa das tentativas de agressão contra ele e por causa de sua ideia para sair dessa sociedade.
Outra pessoa que também pensava nessa pergunta era Jean-Jacques Rousseau, um dos principais filósofos do iluminismo, e ele chegou a mesma resposta após ver a sociedade naquela época e perceber que as pessoas nasciam boas, mas eram corrompidas pela influência da sociedade. Também podemos ver bons exemplos na sociedade atual, como muitos criminosos, que acabam entrando para esse mundo e fazendo tais atos por sua condição de vida péssima.
Concluindo, eu acredito que as pessoas não nascem más e ignorantes, mas se tornam assim por causa da sociedade por causa desses exemplos e observações, o que acaba sendo bem triste pensar que muitas pessoas acabam fazendo essas coisas por causa de vários problemas na sociedade, sendo atualmente ou até mesmo antigamente.
(Imagem: Mahdi Bafande, Unsplah)



Comentários
Postar um comentário