O problema do padrão de beleza, por Giovana de Campos Guarnieri

A aparência está sendo supervalorizada pelas pessoas atualmente. Com a introdução das redes sociais, muitas pessoas passaram a se expor, seja por foto ou vídeo. Mas, passaram a criar uma imagem diferente da realidade. Postando somente fotos boas, e se mostrando sempre felizes e dispostas, utilizando até aplicativos de edição e maquiagem. Mostrando um corpo sem estrias, uma cara sem marcas, amigos maravilhosos e a “vida perfeita”. Criando uma grande máscara para esconder a realidade. Com isso, surgiram os famosos, influenciadores. Pessoas que mostram suas vidas “maravilhosas”, e influenciam seus fãs a seguirem os exemplos deles para poderem ter também, um corpo perfeito, uma cara bonita e os amigos maravilhosos. Mas, vamos falar mais sobre essa ideia do “corpo perfeito”. As pessoas começam a se comparar com essa “imagem” que os influenciadores passam. E obviamente, se chateiam, porque elas simplesmente não são assim. Ficam mal porque não conseguem engordar ou porque não conseguem emagrecer. Ficam mal por não ter aquele corpo, ou por ter corpo até demais. Se sentem feias e excluídas da sociedade. E isso, se dá, única e exclusivamente pelo tal padrão de beleza, que é um conjunto de normas estéticas que formatam como deve e como não deve ser o corpo e a aparência das pessoas. Mas isso tem que ser interrompido! 

Existem milhares de doenças que são causadas por conta da existência desses padrões. Muitas pessoas entram em depressão ou param de comer causando bulimia ou anorexia e algumas até se suicidam. Segundo Platão, todo conhecimento, toda verdade, todas as relações e todos os seres existiriam, verdadeira e imutavelmente, em sua forma ideal, que seria suprema é verdadeira,e verdadeira, então não é necessário querer ser perfeito, querer mudar seu jeito e quem você é para ser aceito ou inserido.Por conta disso, precisamos utilizar as redes sociais de uma melhor forma, para que as pessoas voltem a ser saudáveis de novo, principalmente na questão emocional. 

Há pouco tempo, as pessoas perceberam a gravidade desse tema, e a preocupação veio à tona. Surgiram movimentos que ganharam força para mudar essa realidade horrível. Houveram artistas e influenciadores que se uniram para mostrar suas imperfeições, como suas estrias, barrigas, e problemas físicos. Mostraram que a vida não é só feita pela beleza, e que mesmo tendo beleza, ninguém nunca estará a nenhum passo da grande perfeição, a qual nem existe. Como o assunto repercutiu muito, até séries foram criadas com intuitos parecidos. Um exemplo é a série da Netflix, Insatiable, que mostra a vida insana de Patty Bladell, uma adolescente que sofria bullying quando criança por ser gorda, vivia sendo humilhada pelos colegas por causa de seu peso, e após agredir um morador de rua, pois estava tentando roubar o seu chocolate, Patty faz uma cirurgia e perde 30 quilos. Magra, acaba ficando “linda” e decide se vingar de todos que a trataram mal. Seu advogado, Bob, a convence a se inscrever em concursos de misses pelos Estados Unidos e sendo atraída pelos padrões de beleza, se torna uma pessoa obcecada pela “beleza”. 

A série tentar dialogar com temas relevantes, como a obsessão por perder peso, a superficialidade da aparência, e a busca pela identidade perfeita, mostrando que a busca pela perfeição, imposta pela sociedade, é doentia, e também, que não basta você ser bonita por fora e ser um lixo por dentro. Por último, uma plataforma que surgiu recentemente, o TiK ToK, também foi muito útil para esse movimento, pois, lá as pessoas se mostram como realmente são, pelo foco do aplicativo ser de vídeos, que são difíceis de editar para mudar o corpo por exemplo, e por ter uma melhor democratização da diversidade. 

Vê-se, então, que padrões de beleza mudam conforme as épocas e são, portanto, criações humanas. Sendo assim, o importante é deixar que as pessoas se orgulhem de ser quem elas são e do seu corpo, já que isto não é algo que temos tanto controle em escolher. Como afirmava Platão, a essência é o que de fato pode transformar alguém em uma pessoa bela ou não. 

 (Foto de Gabriel Silvério, Unsplash)

Comentários

Postagens mais visitadas