A dança como forma de arte, por Karen Mayumi Makio

Desde o início da humanidade a arte sempre esteve presente na vida do ser humano, já que sempre houve uma necessidade de se expressar, mostrando seus sentimentos e assim também sua história. A dança sendo uma forma de arte é entendida como uma manifestação artística que usa o corpo como principal instrumento criativo, sendo muito importante já que é possível se passar e entender muitas emoções e sentimentos através dela. Portanto, como uma simples atividade física ou forma de expressão pode nos passar tanta coisa? Como os movimentos podem nos deixar tocados e emocionados?

A partir do uso do corpo como forma expressiva podemos obter uma identidade expressiva, a forma como andamos, deixamos o braço, movemos a mão, tudo isso revela muito sobre uma pessoa, assim usando de exemplo, quando vemos de longe alguém próximo já podemos reconhecê lo pelo modo em que ela se locomove, mexe os membros inferiores e superiores. Assim também vemos na dança, cada movimento, cada passo nos diz algo, nos transmite alguma coisa, nos dá uma pista, é por conta disso que muitos ao dançarem acabam por terem um autoconhecimento, assim sendo um momento com seu corpo. No palco, através desses movimentos que contam as histórias, é possível conectar-se com o público, passando uma história, sendo ela emocional ou não. O público ao se relacionar com a história ou ao se sentir tocado pela apresentação acaba tendo um impacto nas pessoas. 

De acordo com Francis Sparshott, existem várias razões que confirmam a negação da dança como uma forma de linguagem. Segundo ele, não é possível distinguir quando um movimento começa ou termina, além de que também é impossível recortar movimentos do corpo. A comparação da linguagem falada com a dança não pode ser feita já que para Francis, a linguagem possui duas articulações, as monemas e fonemas, a dança por sua vez possui apenas gestos, seguindo também que possuímos limitações articulares no corpo. Por mais que a dança passe um recado, ele sempre estará entrelaçado ao resto do corpo o “sentido encarnado” “a mão não deixará de ser mão com todas as suas possibilidades.

Ao mesmo tempo, o gesto singular carrega seu sentido, desde que pertence a um corpo quase-articulado.” Portanto, a questão da mensagem e sentimento que a dança passa, segundo Espinosa, aquilo que é paixão na alma é necessariamente paixão no corpo, o que é ação no corpo, é ação na alma.

A dança busca ativar os sentimentos dentro de cada um para, a partir destes, trazer a emoção e expressá-la no corpo, além de que a dança não busca apenas trazer movimento, mas também, palavras, ações, gestos e sons. Todos esses fatores podem ser considerados tudo que move a alma e o corpo, sendo assim que as pessoas se tocam tanto com uma performance de dança. 

(Foto de David Hofmann, fonte: Unsplash)

Comentários

Postagens mais visitadas